sexta-feira, 13 de abril de 2012

A Cidade Eterna I

Roma é de facto uma das cidades da minha vida. Sou completamente apaixonado por algumas Igrejas desta cidade. Roma consegue despertar em mim uma enorme espiritualidade. Claro que como católico praticante este gosto por igrejas é claramente suspeito. Mas o que é um facto é que algumas dessas igrejas fazem me chorar de jubilo. Depois também sou  um apaixonado por arte e algumas dessas igrejas são verdadeiras obras de arte.
A Basílica de São Pedro é uma das minhas Igrejas preferidas. Mas o motivo por essa preferência não se deve ao facto de ser lugar onde se situa o sepulcro do apostolo São Pedro, a verdadeira causa está por um lado na Pietá de Miguel Ângelo que me provoca sempre uma vontade de chorar. Por último é o Baldaquino barroco de Bernini. situado no centro da igreja, com uma altura de 29 m sobre o altar-mor, é uma obra de arte extraordinária. O altar que só é usado pelo papa ergue-se no local exacto do sepulcro do apostolo e foi feito em bronze retirado do Panteão.
Depois temos a Capela Sistina que foi concluída em 1484, sob a supervisão do papa Sisto IV, e desde do século XVI  que é utilizado para o conclave que elege o Sumo Pontífice. Os meus Frescos preferidos são Deus separando a Luz das trevas; a Tentação de Cristo e o Juízo Final que provocou um enorme escândalo  na época devido a enorme quantidade de corpos despidos. Mas Miguel Ângelo com este trabalho fabuloso ficará para sempre ligado esta capela. Alias a maioria das pessoas que visitam a capela é para ver a referida obra de arte .
Uma das minhas Igrejas preferidas de Roma é Il Gesù que foi a primeira a ser construída pelos Jesuítas na cidade. A abóbada  da Igreja é magnifica. foi realizada por Il Baciccia, os espaços bidimensionais e tridimensionais fundem-se, e as figuras parecem chegar ao céu. Outra verdadeira obra de arte é o túmulo de São Inácio de Loiola fundador da referida ordem. O túmulo é feito em Mármore e bronze, e com colunas incrustadas em lápis-lazúli. Por último umas das minhas igrejas que vou fazer referencia no meu texto de hoje é San Francesco a Ripa. Esta igreja do século XVIII, situada no local onde São Francisco de Assis viveu na sua estadia em Roma. Eu identificou-me imenso com os ideias deste enorme santo que viveu de uma forma humilde e trabalhando em prol dos pobres e oprimidos. Por último tenho a referir que não são só os monumentos religiosos que fazem da Cidade Eterna umas das minhas cidades. Sou verdadeiramente apaixonado pelas suas fontes nomeadamente a de Trevi que foi completada por Nicolò Salvi, em 1735 durante o papado de Clemente XII. O nome refere os três caminhos que aqui convergiam. Amo a tradição, de se ter de atirar uma primeira moeda de costas para fonte, por cima do ombro para garantir o seu regresso a Roma e uma segunda para encontrar o amor em Itália. Também sou apreciador de alguns Obeliscos que existem na cidade. O meu preferido  chama-se  Elefantino. Este obelisco de granito vermelho é o mais pequeno de Roma. O elefante de mármore branco que o parece transportar foi esculpido por Ercole  Ferrata, segundo um desenho do famoso Berlini. O paquiderme simboliza as virtudes que servem de fundamento a fé cristã.  Noutros dias continuarei a falar da cidade eterna e dos seus imensos encantos.

A Foto que aparece no Texto é da Igreja Il Gesù. 





            

Sem comentários:

Enviar um comentário