segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Jerusalém

Existe um livro que me tem marcado nos últimos tempos, que se chama Jerusalém  a biografia, do historiador Britânico Simon Sebag Montefiore.
Jerusalém cidade universal,capital de dois povos e lugar santo de três religiões, eterno local de chegada e de conquista, palco anunciado para o Juízo Final, é o campo da batalha do actual choque de civilizações.
Desde u rei David até Barack Obama , desde do nascimento do Judaísmo, do Cristianismo e do Islão até ao conflito israelo-palestiniano, este livro é uma narrativa épica de 3000 anos de fé, de matanças, de fanatismos e de coexistência..
Como é que foi que esta cidade veio a ser a cidade santa, o centro do mundo, e é hoje um elemento essencial no processo de paz no Médio Oriente..
A biografia desta cidade é narrada por via das guerras , dos casos amorosos e das revelações dos homens e das mulheres- reis, imperetrizes, profetas, poetas, santos, conquistadores e prostitutas - que criaram e destruiram esta cidade, que se dedicaram à cidade e dela fizeram as cronicas. Alias Jerusalém é alias a unica cidade que existe tanto na terra como no céu.
Neste livro existem varias citações que marcaram a minha alma humanista. A primeira citação é a de Sari Nusseibeth " A cidade que me ensinaram a amar era a porta terrena para o mundo divino onde os profetas judeus, cristãos e muçulmanos , homens de visão e sentido de humanidade se encontram  - pelo menos na imaginação".a segunda que me marcou foi de Elie Wiesel na sua carta aberta a Barack Obama "Uma vez mais no centro das tempestades internacionais. Nem Antenas nem Roma suscitaram tantas paixões. Quando um Judeu visita Jerusalém pela primeira vez está regressar a casa ".   
    

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Último Cabalista de Lisboa

Hoje ao por do sol, terminou mas um Yom Kimpor. É uma das datas mais importantes do calendário judaico é o dia da expiação dos pecados. É marcado com um jejum e com orações a Deus para que os pecados cometidos ao longo do ano sejam perdoados pelo Altíssimo. Em sinal de expiação dos pecados cometidos pela Igreja contra o povo judeu. Eu recomendo a leitura de um grande romance histórico, o Último cabalista de Lisboa. A acção do livro ocorre em Abril de 1506, durante as celebrações de Páscoa, cerca de dois mil Cristãos-novos foram mortos num Progrom em Lisboa e os seus corpos queimados no Rossio. O autor norte americano Richard Zimler nasceu em 1956. É licenciado em Religião comparada na Duke University. Vive em Portugal desde 1990, mais concretamente no Porto.É professor de jornalismo nessa cidade. Realmente acredito que nunca é de mais que se peça perdão aos imensos judeus que foram perseguidos, mortos e obrigados adoptar o cristianismo como religião. Para já não falar dos muitos que tiveram que fugir para outros países. Tal como eu não gostava que me obrigassem a adoptar outra religião. Acredito no respeito e convívio entre religiões.

sábado, 11 de agosto de 2012

Paul Ryan é o Provável Candidato a Vice Presidência de Mitt Romney

O Jornal New York Times e o Washigton Post dão com provável escolha do candidato republicano à  Vice-Presidência dos Estados Unidos.  o congressista Paul Ryan de 42 anos. Congressista desde de 1999 pelo Estado do wisconsin.  Licenciado pela Universidade de Miami em Oxford Ohio, em Economia e Ciência Politica. É Casado e pai de três crianças. É Católico. É o  presidente da Comissão do Orçamento da Câmara dos representantes. Alias tem sido um dos grandes opositores aos orçamento proposto pelo presidente Obama.  Mitt Romney anunciará este sábado o seu parceiro para a corrida à Casa Branca em Norfolk Virgínia. Vamos ver se os referidos jornais de referencia acertam ou não.  O candidato e o seu parceiro, terão uma agenda muito concorrida até ao final do mês. Nomeadamente  a convenção do partido que se realizará na Florida.

  

   

domingo, 29 de julho de 2012

Como Governar o mundo.

O titulo do texto deve-se ao titulo do livro do autor especialista em relações internacionais indiano chamado Parag Khanna. Nasceu em 1977, licenciou-se em Relações internacionais na Georgetown, fez o seu Mestrado em Segurança Internacional na Universidade Livre de Berlim e finalmente doutorou-se na London School of Economics. É analista do Council on Foreign Relations e também menbro do Conselho do Indepedent Diplomat. No referido livro apresenta ao público este período caótico que estamos a viver que se assemelha à Idade Média, com os impérios asiáticos, forças armadas ocidentais, califados do Médio Oriente, cidades estado magnéticas, poderosas corporações, clãs elitistas, religiosos fanáticos, hordas tribais e meios de comunicação potentes numa tempestade cada vez mais imprevisível e perigosa. Mas tal como a Idade Média que deu lugar ao renascimento. O autor acredita que o nosso tempo pode-se tornar-se também numa era grandiosa e iluminada. Esta obra é um manifesto inovador do ponto de vista diplomático num mundo sem fronteiras. Este mesmo autor tem um livro chamado "O Segundo Mundo" que propõe uma teoria original capaz de explicar as complexas dinâmicas que estão a regular a política global neste inicio de século. Segundo ele, o mercado geopolítico é dominado pelo que se designa como os "três Impérios" , três superpotências do Primeiro mundo, os Estados Unidos, a Europa e a China que competem para atrair para as suas orbitas os países que se enquadram no conceito de "Segundo mundo", regiões estratégicas situadas na Europa de Leste, na Ásia Central, no Médio Oriente e Extremo Oriente e na América Latina. Para os três Impérios , controlar os recursos energéticos e naturais, assim como os governos dessas nações será decisivo. Esses países são considerados de Segundo Mundo porque tem algumas características de Primeiro Mundo, mas noutras ainda são considerados de Terceiro mundo. Outros autores lhes chamam de potencias emergentes. Esses países estão em ascensão  e já começam também, a conseguirem serem concorrentes do Primeiro mundo no Terceiro mundo.


sábado, 28 de julho de 2012

Londres Olímpico

As XXX  edição dos jogos olímpicos da época moderna iniciaram-se ontem noite na grandiosa cidade de Londres. os jogos ocorrerão até ao dia 12 de Agosto. Estarão presentes cerca de 10 500 atletas que representam 204 países, em 26 modalidades. A cidade olímpica foi construída numa zona industrial que se encontrava extremamente degradada. Ou seja Stratford situado no leste de Londres. Enquanto espectador destas cerimonias estou maravilhado com o espectáculo amei a cena das crianças inclusive surdas a cantarem o hino do Reino Unido,momento mágico. A sustentabilidade é o lema destes jogos,o Estádio olímpico que neste momento que tem capacidade para 80 000 espectadores quando terminar os  jogos terá capacidade apenas para 25 000 espectadores. foram utilizados muitos materiais altamente avançados tecnologicamente quer ecologicamente falando. Também é interessante que nos jogos olímpicos os atletas que representam    
as mais variadas religiões terão o apoio espiritual de capelães dessas religiões e serão realizadas cerimonias ecuménicas durante os jogos. Estes também serão os jogos que em termos de segurança  serão muito caros.  os custos estimados serão 1,2mil  milhões de Euros. Recomendo quem quiser ter uma informação mais detalhada sobre esta questão que leia o texto do Blog Triângulo Disperso  que tem o seguinte titulo "Jogos Olímpicos e a mobilização militar".   Em relação a Portugal será representada por 77 atletas ( 45 homens e 32 mulheres).

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Futuro do Poder

O futuro do poder é o titulo do livro do autor Joseph S. Nye Júnior.  É professor universitário laureado com vasta experiência governamental. Explica as mudanças, as inovações, as tecnologias e as novas relações que estão a definir o poder do século XXI. Mostra-nos como os recursos de poder se estão a adaptar à era digital e de forma as estratégias inteligentes têm de incluir muito mais do que simples poderio militar de uma nação. Visto que as informações outrora reservadas aos governos estão dispor de todos através da Internet, o poder está também na mãos de intervenientes não governamentais, permitindo-lhe  lançar ciberataques a partir de casa e criar ameaças à segurança sentidas um pouco por todo mundo.
Claro que a cibernética também criou uma nova fronteira de poder entre estados, cheia de oportunidades para outros países. No inicio deste novo século a América detinha cerca de um quarto da riqueza mundial, mas apenas 5% da população do mundo. Porém, a China, o Brasil, a Índia e outros países têm vindo a aumentar a sua quota-parte desses recursos de poder mundiais. O impacto da Internet sobre a natureza do poder é algo que preocupa as nações de todo mundo. Ao debater o que significa o poder no século XXI, este livro ajuda a iluminar a estrada que temos pela frente. termino com uma citação do autor no referido livro " As reduzidas limitações à estrada contribuem para a difusão de poder no Ciberdomínio. É mais barato e mais rápido mover electrões pelo globo do que deslocar navios grandes por grandes distâncias através da fricção da água salgada".
Se pretende compreender o que se passa no mundo no presente século este é o melhor livro que poderá encontrar. É notável a forma como questiona a ideia de que a América está em declínio acelerado.           

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Mandela uma lição de vida.

O último livro que eu li, foi sobre Nelson Mandela, escrito pelo Jack Lang chamado "Nelson Mandela Uma Lição de Vida. O autor é francês e é professor de direito Publico e socialista foi Ministro da Cultura do seu país.
Mandela nascido em 1918, é o rebelde que se empenha no combate à injustiça cometida contra os negros. Primeiro por via dos direitos e da não violência, como Gandhi, depois, a partir de 1944, na ilegalidade e na clandestinidade. É também o cativo sem ódio que descobre o teatro na prisão e se transforma em homem de estado pronto a dar provas do seu talento logo que é libertado, numa negociação impossível em que a paciência, a tolerância e a democracia lhe permitem evitar o banho de sangue. É finalmente aquele que renuncia a vingança para personificar a nação "arco-íris" .  Para terminar deixo vos uma citação do nosso Mandela que demonstra a grandeza de carácter deste homem : "Tenho lutado contra a dominação branca e contra dominação negra. Tenho acalentado o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal para cuja concretização espero viver. Mas se for necessário , é um ideal pelo qual estou disposto a morrer".         

domingo, 10 de junho de 2012

Resgate a Espanha para salvar bancos


O ministro da Economia espanhol, Luis de Guindos, anunciou neste sábado que o país vai pedir um empréstimo ao Eurogrupo – instituição que reúne os ministros das Finanças da zona do euro – para recapitalizar seu sistema bancário. Segundo Guindos, será uma quantia "alta e com uma grande margem de segurança", mas cujo valor exato ainda será definido após análise de "auditores independentes". Mesmo sem especificar o valor, o ministro disse que o teto é de 100 bilhões de euros. A quantia será emprestada pelo Eurogrupo e administrada pelo FROB – Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária, órgão do governo espanhol criado pela recapitalizar o sistema bancário local após o estouro da bolha imobiliária em 2008 e 2009 – que repassará recursos aos bancos que necessitem de ajuda.
A Espanha é o quarto país europeu a receber ajuda do Eurogrupo. Irlanda, Portugal e Grécia já tiveram dinheiro injetado em suas economias pela instituição, com o apoio do Fundo Monetário Internacional (FMI).  Guindos evitou falar, porém, em "resgate". "É um apoio financeiro e nada tem a ver com resgate. O dinheiro será dirigido ao FROB para que ele injete nas instituições que pedirem ajuda. Nem todas as entidades precisam de recapitalização — 70% do sistema financeiro espanhol pode resistir às piores condições possíveis, segundo relatório do FMI"- Guindos disse que a ajuda financeira não está vinculada a pacotes de austeridade ou cortes nos gastos públicos. "Claro que existem condições para receber o dinheiro, mas não há nenhum tipo de condição fiscal nem de política macroeconómica, mas existem sim condições que as instituições deverão cumprir se quiserem receber o dinheiro."
Sobre o papel do FMI (Fundo Monetário Internacional) no programa, Guindos afirmou que estará restrito à assessoria do setor financeiro e de apoio e implementação do programa. 
De acordo com Guindos, o empréstimo também servirá para diminuir a pressão sobre a dívida pública espanhola. "Nos próximos dias se verá menor pressão sobre a dívida". 
Guindos afirmou que "o governo espanhol está ciente da volatilidade dos mercados de capitais, e por isso decidimos fazer este anúncio porque se considera que é bom para a economia espanhola e para a Zona do Euro. Queremos afugentar os temores sobre o futuro da zona do Euro."

domingo, 3 de junho de 2012

Somos todos Gregos



 O líder da esquerda radical grega Syriza, Alexis Tsipras, afirmou quer "anular" o memorando que confirma o resgate financeiro da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional) à Grécia, no  seu programa para as legislativas de 17 de Junho.
"O memorando pode ser aplicado ou anulado (...) e nós o anularemos", disse Tsipras que, segundo pesquisas, pode obter a vitória nestas eleições cruciais para o futuro da Grécia na zona do euro.
O resgate impõe medidas de austeridade ao Estado grego, como corte de salários e de Orçamento em áreas como saúde, previdência e educação.
A proposta alternativa do Syriza pretende garantir um "saneamento orçamentário socialmente justo" e uma "participação igualitária da Grécia na zona do euro", acrescentou, em coletiva de imprensa.
Tsipras também afirmou que quer "renegociar" um acordo com a União Europeia e o FMI para manter a Grécia sob assistência financeira, apesar de sua intenção de anular o memorando.   Aos 37 anos, Tsipras se tornou uma as principais figuras da política grega e rejeitou este "pseudo dilema" sobre a presença da Grécia na moeda única. Em troca, considera que a política de rigor aplicada é o "piloto automático que conduz à catástrofe" do país, e pode fazê-lo retornar ao dracma, a antiga moeda nacional.
O chefe de Syriza afirmou que seu partido, em caso de vitória, "buscará renegociar a dívida para reduzi-la drasticamente" ou tentará "obter uma moratória da dívida e um congelamento dos pagamentos até a estabilização ou a recuperação da economia".
O líder esquerdista ainda defendeu o imposto sobre grandes fortunas, o controle público do Orçamento e o congelamento imediato de reduções de salários e pensões, além da anulação das dívidas das famílias.

O Syriza quadruplicou seu resultado de 2009 e se impôs como segunda força política do país, tendo como bandeira a rejeição da austeridade, nas eleições de 6 de maio, que não permitiram a formação de um governo.
O partido conservador Nova Democracia (ND) e o Syriza têm intenções de voto muito próximas nas últimas pesquisas, com publicação autorizada na Grécia antes das legislativas de 17 de junho, mas nenhum parecia ter possibilidades de alcançar a maioria absoluta.
Três destas pesquisas publicadas nesta sexta-feira colocavam a ND em primeiro lugar, mas com pouca diferença, enquanto a quarta mostrava uma vantagem de 6% para Syriza, o partido que registra o maior crescimento em uma semana.
De qualquer forma, o vencedor se veria, sem dúvida, obrigado a estabelecer alianças governamentais para poder aspirar a uma maioria absoluta no Parlamento, de 300 cadeiras.
O Syriza é o acrónimo  de Coligação da esquerda Radical. os principaís movimentos que compõem esta coligação são o AKOA _ Esquerda Comunista Ecológica e Renovadora nasceu em 1991. Esta no Syriza desde 2004; o DEA - Esquerda Internacionalista dos Trabalhadores. Fundado em 2001 e de inspiração trotskista: o DIKKI - Movimento Democrático  Social . Fundado em 1995 como dissidência pela esquerda do socialistas do PASOK. Juntou-se ao SYriza em 2007; o KOE -  Organização Comunista da Grécia . Fundado em 2003 de inspiração maoista. Quer a saída do país da Nato e da UE. Além de defender a dissolução do FMI e da OMC ; KOKKINO que é um movimento trotskista que anima uma revista; os  Ecologistas da Grécia que é uma organização de ecologistas de esquerda fundada em 2007;  o SYNASPISMOS  coligação de movimentos de esquerda e ecologistas é o principal partido do Syriza. Fundado em 1989 quando os dois partidos comunistas (exterior e interior) se juntaram para participarem de um governo de unidade nacional: os  CIDADÃOS ACTIVOS de extrema esquerda, fundado em 2002 pelo heroi da resistência Manolis Glezos; o KEDA - Movimento pela Esquerda Unida em Acção , de 2000 de uma cisão do partido comunista do exterior; o RIZOSPASTES - que signifa Radicais. Sublinham o patriotismo e são contra as privatizações , são a favor da nacionalização dos bancos e da anulação dos impostos injustos; o GRUPO ROSA o seu nome deve-se a um tributo a comunista alemã Rosa Luxamburgo. Trata-se de um grupo da Esquerda radical com redes no estrangeiro, tem um blogue e um jornal; por último temos APO - Grupo Político Anticapitalista.  A europa e o mundo esperam pelas eleições gregas. Eu posso não concordar com algumas das medidas do Syriza. Mas compreendo e sou solidário com a classe média grega que empobreceu claramente com as medidas da troika. O mesmo está acontecendo em Portugal.          

sábado, 26 de maio de 2012

Grito de Revolta

Eu hoje sinto-me verdadeiramente triste. Ao ler alguns sítios na Internet, li que os suicídios na Grécia  tem vindo aumentar devido a crise financeira. Um dos últimos casos foi de um musico e da sua mãe de 91 anos que se atiram da varanda do seu apartamento. O musico em questão chamava-se: Antonis
 Perris. Esta família foi vendendo os seus bens mas continuavam sem liquidez. Ambos tinha a sua saúde debilitada e não tinham meios para fazer face ao pagamento da mesma.  Para além destes últimos  recentemente o farmacêutico,  Dimitris Christoulas suicidou-se com um tiro na cabeça numa praça no centro de Atenas.
Os culpados tem um rosto são os políticos e os grandes banqueiros que tem conduzido a Grécia mas também o nosso país numa política de austeridade que tem empobrecido a classe média dos respectivos países. Sem uma classe média forte não existe crescimento económico. A situação em portugal também é calamitosa.  todos os dias mais de vinte casas são entregues ao banco pois as pessoas não conseguem pagar os empréstimos. Para já não falar no os aumentos de impostos como IVA , no índice desemprego recorde que temos no nosso país,  os cortes de subsidio de Férias e de Natal, Os aumentos das taxas moderadoras nos serviços de saúde. Enquanto os bancos e os detentores das grandes fortunas continuam cada vez mais ricos. Os salários milionários inclusive nalgumas empresas publicas são escandalosos. Os boys dos partidos do arco do governo e o seus amigalhaços continuam a ter acesso uma enorme rede de privilégios. Eu estou farto de tanta imoralidade e a democracia que eu acredito está ameaçada por estes senhores que a única coisa que fazem é defender os seus interesses. Exigem ao povo imensos sacrifícios mas eles que deviam ser os primeiros a darem o exemplo, não abdicam dos seus enormes lucros. Eu acredito na justiça social numa distribuição mais justa. Onde os mais ricos devem ajudar aqueles que mais sofrem e os mais pobres. Eu sou defensor da Doutrina social da Igreja.                 

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Construido inimigos

O titulo do meu texto ,deve-se  a leitura de um livro do Umberto Eco,  Construindo o Inimigo e outros escritos ocasionais.
Este autor extremamente conhecido no mundo inteiro, nomeadamente devido ao seu famoso romance, O Nome da Rosa. Filósofo medievalista e semiólogo.
Alias o  autor afirma categoricamente que " Para manter o povo sob controlo é necessário inventar constantemente inimigos, e pinta-los de maneira a  inspirarem medo e repugnância" . Alias muitas vezes criam-se inimigos e apoiam-se inimigos dos nossos inimigos para derrotar o nosso inimigo. Mas esses após a derrota do inimigo comum viram-se contra o antigo aliado. Um exemplo disso são os Talibas  e o Bin Laden em relação aos Estados Unidos. Ao longo da historia sempre houve uma necessidade de construção de inimigos. os inimigos são diferentes de nós e comportam-se segundo costumes que não são os nossos.  existe sempre uma necessidade de demonização do inimigo. um exemplo que o autor apresenta é o que diz Tácito sobre os judeus " Profano é para  eles, tudo aquilo que é sagrado para nós, e o que é para nós impuro é para eles lícito (...) são estranhos porque se abstêm-se da carne de porco, não põem fermento no pão, descansam ao sétimo dia, casam-se entre apenas entre eles (...) sepultam os mortos e não veneram os nossos césares ". Outro exemplo de inimigos são os imigrantes que são de cor e de religião diferente da nossa. Os inimigos cheiram mal e são feios. Para reflexão coloco uma citação do autor que me fez pensar muito. E de certa maneira terminou com uma certa ilusão minha sobre a bondade inerente do Homem. "Parece que não se pode passar sem o inimigo. A figura do inimigo não pode ser abolida dos processos civilizacionais. A necessidade  é congénita mesmo do homem brando e amigo da paz. Simplesmente, nesses casos, a imagem do inimigo é transferida de um objecto humano para uma força natural ou social, que de algum modo nos ameaça ,  e que tem de ser vencida, seja ela a exploração capitalista, poluição ambiental , a fome do terceiro mundo. Mas, mesmo que estes sejam virtuosos, como nos recorda Brecht, também o ódio à injustiça desfigura o rosto.". Enfim apesar de vivermos num mundo globalizado continuam existir preconceitos entre pessoas de nações diferentes ( Um exemplo disso são Alguns ditados portugueses contra  os Espanhóis:  " de Espanha nem bons ventos , nem bons casamentos") , religiosos nomeadamente entre cristãos e judeus, judeus e muçulmanos   ( onde questão da Palestina tem sido o ponto fulcral dessa luta desde da independência de Israel) mas também entre cristãos e muçulmanos ( Nomeadamente as cruzadas medievais mas   também as recentes vagas de ataques terroristas jihadistas como o 11 de Setembro,  exemplo máximo e marco civilizacional . Pois nada voltará ser como antes).  Mas também existem os inimigos económicos, como os grandes bancos e as instituições financeiras que nos tem colocado reféns do seu poder.  São os culpados de tudo nomeadamente para os seguidores das teorias que defendem que estes estão a criar um governo mundial. Existem também recentemente nalgumas esferas mediáticas, uma certa hostilidade para com a Maçonaria e com os Iluminatti que também são bodes expiatórios para um certo mal estar social. Tudo isso devido ao facto de serem organizações secretas e são acusadas de protecção entre os seus membros, nomeadamente na colocação dos seus membros em lugares fulcrais na rede de poder quer ao nível nacional, quer ao nível mundial.     

Pintura de Salvador Dali, A Face da Guerra .  

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A CImeira do G8 - Camp David

As posições das partes coincidiram em relação à Síria, ao Irão e à Coreia do Norte. O G8, em particular, destacou unanimemente que o Governo sírio e todas as partes envolvidas no conflito devem cumprir imediata e plenamente os seus compromissos no quadro do Plano do enviado especial da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan.

Os líderes mundiais foram também unânimes ao declarar que o Irão não deve ter armas nucleares. O problema não consiste apenas em métodos que podem não admitir que esse país seja uma potência nuclear.

Outro resultado importante da cimeira foi o acordo sobre a formação de um fundo especial de ajuda aos países árabes pelos quais rolou uma onda de revoluções. O seu capital inicial constituirá 250 milhões de dólares. Ao mesmo tempo, a constituição do fundo não será impedida pelo fato de os líderes mundiais continuarem a interpretar diferentemente as consequências sociais e políticas das revoluções árabes.

Habitualmente, o G8 destaca menos atenção aos problemas económicos. Esta é uma prerrogativa do G20. Entretanto, a situação na Grécia é tal que foi impossível ignorá-la. A preocupação dos líderes foi ligada em primeiro lugar à Grécia. A respetiva posição em relação ao país foi incluída no comunicado final.
Os líderes mundiais manifestaram-se contra a saída da Grécia da eurozona. No quadro das discussões foram referidos montantes para ajudar a resolver a crise europeia da dívida iguais aos meios investidos no restabelecimento da Europa após a Segunda Guerra Mundial – cerca de 12,4 mil milhões de dólares.
Em geral, o G8 refletiu a firmeza dos líderes mundiais de continuar a buscar soluções conjuntas das situações críticas – tanto na política, como na economia.

Esperemos para o bem de todos que realmente as decisões dos oito mais ricos do Sistema Internacional ,consigam a aplicar algumas das propostas preconizadas na cimeira. Nomeadamente numa aposta no Crescimento económico. Espero  o fim desta austoridade cega que nos tem conduzido uma das piores crises ecnómicas e sociais das últimas decadas. Espero também que sejam introduzidas regras mais firmes de controle do sistema financeiro, que a política começe libertar-se da hegemónia desse poder.     

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Breve Historia da Alma

É o titulo do livro que eu li recentemente. O autor é um sacerdote Italiano chamado Gianfranco Ravasi.  É  perfeito da Biblioteca Pinacoteca Ambrosiana, professor de Exagese bíblica na faculdade teológica da Itália Setentrional e membros da comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja. Em 2007 foi nomeado por Bento XVI Presidente do Ponteficia  Conselho para a Cultura. Perito biblista e hebraista, é autor de numerosos livros.
Ao longo dos séculos, muitos tentaram perceber a essência da alma: para alguns estava acorrentada ao corpo, para outros era um espírito puríssimo; os seus traços conduziram à intimidade profunda do homem ou a sua consciência ou, ainda, ao seu cérebro. Como sugere a origem do nome, ela é de facto semelhante ao vento (ánemos em grego). O Autor quis repensar o já tinha sido investigado e meditado durante a longa aventura do pensamento humano, a partir das culturas primitivas e das antigas civilizações do Egipto , Mesopotâmia, Índia e Árabia. e analisou as duas correntes que alimentam o conceito ocidental de alma: as Sagradas Escrituras, em particular o Génesis, com o homem criado à "Imagem de Deus", e a cultura grega com os mitos de Psique e Orfeu, e pensadores com Platão, Aristoteles e Plotino. O autor também faz uma analise do ponto de vista teológico nomeadamente  através dos padres da igreja  e São Tomas de Aquino, àqueles que analisaram do ponto de vista filosofico como Descartes, Hegel, Comte, Darwin , Popper, mas também Freud e Jung, só para citar alguns.
Para Finalizar deixo-vos uma curta metragem do espanhol Rodrigo Blass.
  
A pintura retrata uma alma a ser levada por dois Anjos, pintura do Pintor Wiliam Adolphe Bourguereau  

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Eleições Primarias Republicanas III

O candidato Mitt Romney ganhou as primárias presidenciais em cinco Estados na terça-feira (24), informaram redes de televisão, se aproximando da quantidade necessária de delegados para obter a indicação do Partido Republicano e enfrentar o presidente norte-americano, Barack Obama, um democrata, no pleito de novembro.
candidato republicano venceu nos Estados de Nova York, Pensilvânia, Connecticut, Delaware e Rhode Island, no nordeste dos Estados Unidos.
Romney, que está certo de sua indicação desde que seu rival principal Rick Santorum suspendeu a campanha neste mês, reivindicou sua vitória na corrida republicana durante um discurso em New Hampshire.
Os cinco Estados que votaram na terça-feira têm 231 delegados no total, e as vitórias aproximam Romney dos 1.144 necessários para garantir a indicação republicana para as eleições de 6 de novembro.

O candidato Newt Gingrich irá desistir de disputar as primárias do Partido Republicano às eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro. Vários orgãos de comunicação dão como certo a sua desistência, e apontam como data provavel o dia 1 de maio para o anuncio de tal facto.

terça-feira, 24 de abril de 2012

A doutrina Cátara

Os cátaros eram maniqueístas e gnósticos, pois afirmavam a existência de dois princípios opostos: o do Bem e o do Mal. Portanto, eles atribuíam entidade ao Mal. Consideravam que o mal tinha existência ontológica. E isto é o que os tornava maniqueus. Apesar disso, afirmavam ser os verdadeiros e bons cristãos. Dai serem seita cristã e maniquéia. Mais do que isso, eram maniqueistas porque traziam em sua doutrina aspectos da mensagem sincrética do iniciado persa Mani, que tinha espalhado pelo mundo antigo, sua doutrina gnóstica.
Para eles, a matéria teria sido criada pelo deus do mal, para aprisionar nela o espírito do Deus bom. Portanto, todo o universo material seria maligno, e o Criador do Mundo -- Deus adorado pelos Católicos -- seria o Deus do Mal. Um deus menor encarregado da criação do mundo, conhecido universalmente como Demiurgo, seria então sob esta ótica, o deus da matéria ou do mundo da matéria, o Deus supremo seria o principio de todas as coisas, a fonte do mundo divino.
Em consequência, eles condenavam a maternidade, pois que a mater, a mãe, produziria mais matéria. Por isso diziam que toda mulher grávida estava ``possessa´´. A mulher, enquanto geradora de matéria, seria fonte do mal, entenda-se mal aqui, como a impossibilidade do ser humano de gerar seres perfeitamente espiritualizados, todo ser que nasce neste mundo, nasce por que é imperfeito e possui Karma, o nascimento poderia ser visto como uma possibilidade de resgate. O casamento e a procriação eram tidos como obras do deus do Mal, contudo ao mesmo tempo uma benção pois, evitava uma degeneração maior dos seres humanos, segundo a lei bíblica: é melhor casar do que abrasar.
A salvação para o catarismo era a libertação da alma de seu invólucro satânico, isto é, o corpo material impuro. Devido a essa concepção, os cátaros viam com bons olhos o suicídio.
“Além do suicídio por envenenamento ou salto num precipício, ou ainda a pneumonia voluntariamente contraída, era comum procurar-se a morte pela fome ou endura; deixavam de comer até se extinguir.”
Os sacerdotes cátaros, que denominavam-se "bons cristãos" ou "bons homens" e "boas mulheres", aparentemente levavam vidas simples e castas. Desprovidos de quaisquer posses materiais, buscavam afastar-se ao máximo do mundo, que consideravam corrupto, pois consideravam toda matéria corrupta. Eram considerados bons homens a partir do momento em que recebiam o consolamentum, um rito que representava de maneira simbólica sua morte com relação ao mundo. Os crentes (croyants) eram simpatizantes da doutrina cátara e somente recebiam o consolamentum nos momentos que antecediam sua morte. Os altos sacerdotes cátaros eram denominados perfeitos. Eles caminhavam entre o povo, sempre dois a dois, pregando o Amor universal e também auxiliando a população em suas necessidades. Deviam abster-se da alimentação carnívora, de atividades sexuais, evitar qualquer forma de violência e não podem possuir nenhum bem material.
 todas as criaturas e o mundo criado estão imersos em uma guerra eterna entre dois princípios irreconciliáveis: a luz – ou seja, o Espírito – e a escuridão, ou matéria. O verdadeiro Deus é visto como o criador do reino divino. Já nosso mundo material, repleto de miséria e corrupção, não pode ser uma criação do verdadeiro Deus. Portanto, só pode ter sido criado por um Deus mundano, que em certas ocasiões se associa com Satã. Ao mesmo tempo, os cátaros acreditam que há partículas do reino de Deus - centelhas divinas adormecidas no ser humano - perdidas neste mundo, e que elas precisam ser despertadas e resgatadas.  Devido à inúmeras discrepâncias entre o pensamento cátaro a e doutrina da Igreja Católica, entre eles o pensamento maniqueísta, o catarismo foi visto, pela Igreja Católica, como uma perigosa heresia. A perseguição iniciou-se por uma tentativa fracassada de reconversão da população local. Posteriormente, foram instalados tribunais de inquisição. Nessa época, a convivência local entre católicos e cátaros era boa: existem poucos relatos históricos de conflitos e há até mesmo diversos relatos de acobertamento de cátaros por católicos. Como todas as tentativas anteriores haviam falhado, a igreja católica implementou a conhecida cruzada contra os albigenses (referência aos cátaros habitantes da cidade de Albi e, por extensão, a todos os cátaros do sul da França). Essa foi a primeira cruzada a combater pessoas que se autodenominavam cristãs. A cruzada foi finda pela Rainha~Regente Branca de Castela, mãe de São Luis Rei da França, que pertenciam à dinastia capetiana, extremamente católicas. Essa violenta cruzada marcou o fim do movimento cátaro.
Eu como catolico considero que essa perseguição foi um verdadeiro crime cometida pela minha igreja. Defendo o direito cada um ter as suas doutrinas religiosas. defendo o dialogo entre as religiões e o ecomunismo entre as diferentes dominações cristãs Aqui fica a minha homenagem a todos os que se batem pelo direito a liberdade religiosa e de pensamento filosofico.

O Sufismo e a Cabala

Conhecido por muitos como o misticismo do Islão, o sufismo é uma filosofia de autoconhecimento e contato com o divino através de certas práticas as quais nem sempre seguem um padrão fixo e frequentemente parecem incomprensíveis a um observador que esteja fora do contexto de trabalho. Estas práticas devem ser aplicadas por um professor.
Os sufis acreditam que Deus é amoroso e o contato com ele pode ser alcançado pelos homens através de uma união mística, independente da religião praticada. Por este conceito de Deus, foram, muitas vezes, acusados de blasfêmia e perseguidos pelos próprios muçulmanos esotéricos, pois contrariavam a idéia convencional de Deus.
Hallaj (século X), um dos grandes representantes do sufismo, foi executado, pois ensinou, em estado de êxtase, que Deus e ele eram um; que havia atingido a identidade suprema. Como o ideal do sufismo era ascético, acreditavam que Jesus era tão importante quanto Maomé, que o Alcorão era tão essencial quanto a Bíblia ou a Torá. Quase um século e meio depois, Ghazali, um dos maiores pensadores do mundo e seguidor

Encontramos seguidores desta corrente em todos os segmentos sociais: camponeses, donas de casa, advogados, comerciantes, professores. Sua filosofia básica é: "Estar no mundo, mas não ser dele", livre da ambição, da cobiça, do orgulho intelectual, da cega obediência ao costume ou do respeitoso amor às pessoas de posição mais elevada.
A "Cabala" é uma filosofia esotérica que visa conhecer a Deus  e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação para eleger santos de um passado remoto, e reservada apenas a alguns privilegiados.
Formas antigas de misticismo judaico consistiam inicialmente de doutrina empírica. Mais tarde, sob a influência da filosofia neoplatônica e neopitagórica, assumiu um caráter especulativo. Na era medieval desenvolveu-se bastante com o surgimento do texto místico, Sefer Yetzirah, ou Sheper Bahir que significa Livro da Luz, do qual há menção antes do século XIII. Porém o mais antigo monumento literário sobre a Cabala é o Livro da Formação (Sepher Yetsirah), considerado anterior ao século VI, onde se defende a ideia de que o mundo é a emanação de Deus.
Transformou-se em objeto de estudo sistemático do eleito, chamado o "baale ha-kabbalah" (possuidores ou mestres da Cabala "). Os estudantes da Cabala tornaram-se mais tarde conhecidos como maskilim "o iniciado". Do décimo terceiro século em diante ramificou-se em uma literatura extensiva, ao lado e frequentemente na oposição ao Talmud.
Grande parte das formas de Cabala ensinam que cada letra, palavra, número, e acento da Escritura contêm um sentido escondido e ensina os métodos de interpretação para verificar esses significados ocultos.
Alguns historiadores de religião afirmam que devemos limitar o uso do termo Cabala apenas ao sistema místico e religioso que apareceu depois do século XII e usam outros termos para referir-se aos sistemas esotéricos-místicos judeus de antes do século XII. Outros estudiosos veem esta distinção como sendo arbitrária. Neste ponto de vista, a Cabala do pós século XII é vista como a fase seguinte numa linha contínua de desenvolvimento que surgiram dos mesmos elementos e raízes. Desta forma, estes estudiosos sentem que é apropriado o uso do termo Cabala para referir-se ao misticismo judeu desde o primeiro século da Era Comum. O Judaísmo ortodoxo discorda de ambas as escolas filosóficas, assim como rejeita a ideia de que a Cabala causou mudanças ou desenvolvimento histórico significativo.
Desde o final do século XIX, com o crescimento do estudo da cultura dos Judeus, a Cabala também tem sido estudada como um elevado sistema racional de compreensão do mundo, mais que um sistema místico. Um pioneiro desta abordagem foi Lazar Gulkowitsch.
A cabala ensina que, a fim de podermos reclamar as dádivas para as quais fomos criados para receber, primeiro temos que merecer essas dádivas. Nós as merecemos quando nos envolvemos com nosso trabalho espiritual – o processo de transformarmos a nós próprios na essência. Ao nos ajudar a reconhecer as fontes de negatividade em nossas próprias mentes e corações, a Cabala nos fornece as ferramentas para a mudança positiva.
também que todo ser humano é uma obra em execução. Qualquer dor, desapontamento ou caos que exista em nossas vidas não ocorre porque a vida é assim mesmo, mas apenas porque ainda não terminamos o trabalho que nos trouxe até aqui. Esse trabalho, muito simplesmente, é o processo de nos libertarmos do domínio do ego humano e de criar uma afinidade com a essência de compartilhar de Deus.
Na vida do dia-a-dia, esta transformação significa desapegar-se da raiva, da inveja e de outros comportamentos reativos em favor da paciência, empatia e compaixão. Não significa abrir mão de todos os desejos e ir viver no topo de uma montanha. Muito pelo contrário, significa desejar mais da plenitude para a qual a humanidade foi criada para obter.
A Cabala Cristã aparece a partir do final do século XV, na aurora da Renascença. Foi o resultado ou desmembramento natural do estudo de textos gregos, traduzidos por hebraístas cristãos. Teve seu auge nos séculos XVI e XVII e, como coadjuvante principal, contou com o auxílio da imprensa, a cargo da qual ficou a divulgação ou, melhor dito, a cópia múltipla de textos traduzidos e que anteriormente estava a cargo exclusivo de monges copistas. Outro coadjuvante foi o papa Sisto IV (1471-1484) que, como nenhum outro antes dele, ordenou a tradução de livros cabalísticos.
A sua principal abordagem ou motivo de ser foi o de estudar as escrituras, antigo e novo testamentos, aplicando os mesmos métodos que os cabalistas judeus e, demonstrando assim, que os escritos cabalísticos mantinha uma concordância, quase que unilateral, com o cristianismo e que no estudo da Cabala Judaica haviam argumentos favoráveis ao cristianismo. A grande maioria destes expoentes do Cabalismo cristão eram, a princípio, judeus conversos e conhecedores (quase que naturalmente) dos estudos cabalísticos.

Entre os primeiros a promover o conhecimento desta filosofia, além dos círculos exclusivamente judaicos, está Giovanni Pico della Mirandola (1463-1494) um discípulo de Marsilio Ficino na sua Academia de Florença. A sua visão sincrética do mundo combinava o platonismo, o neoplatonismo, o aristotelismo, o Hermetismo e a Cabala.
Pico teve por mestres a Flavius Mithridates, que introduziu Pico no estudo da Cabala e foi autor, entre outras obras de De Tropis Hebraicis, um trabalho original em latim com referências hebraicas que foi largamente elogiado por Sebastian Münster e Imbonatus; o humanista judeu-bizantino e professor de hebraico Johanan ben Isaac Aleman Yohanan Allemanno (que havia sido díscipulo do neoplatônico Judah Leon Messer) em cuja obra Ḥesheḳ Shelomoh (O explendor de Salomão), ele demonstra um profundo conhecimento da filosofia grega e árabe, discursa sobre as realizações artísticas e morais da raça humana, os quais se combinam em Salomão, o qual está (segundo o autor) acima de Platão e de outros filósofos; e Paulo de Heredia (1408-1486), provavelmente o que mais influenciou ao jovem Pico.
O trabalho de Mirandola foi, posteriormente desenvolvido por Athanasius Kircher (1602-1680), um padre jesuíta, hermetista e polímata que, em 1652, escreveu sobre o assunto em Édipo aegyptiacus. Embora ambos trabalhassem dentro da tradição cristã, estavam mais interessados ​​na abordagem sincrética. O trabalho de ambos levou diretamente ao Ocultismo e a Cabala Hermética.
A mim pessoalmente o que me atrai nesta filosofia
O Zohar propõe que a alma humana possui três elementos, o nefesh, ru'ach, e neshamah. O nefesh é encontrado em todos os humanos e entra no corpo físico durante o nascimento. É a fonte da natureza física e psicológica do indivíduo. As próximas duas partes da alma não são implantadas durante o nascimento, mas são criadas lentamente com o passar do tempo; Seu desenvolvimento depende das ações e crenças do indivíduo. É dito que elas só existem por completo em pessoas espiritualmente despertas. Uma forma comum de explicar as três partes da alma é como mostrado a seguir:
  • Nefesh - A parte inferior ou animal da alma. Está associada aos instintos e desejos corporais.
  • Ruach - A alma mediana, o espírito. Ela contém as virtudes morais e a habilidade de distinguir o bem e o mal.
  • Neshamah - A alma superior, ou super-alma. Essa separa o homem de todas as outras formas de vida. Está relacionada ao intelecto, e permite ao homem aproveitar e se beneficiar da pós-vida. Essa parte da alma é fornecida tanto para judeus quanto para não-judeus no nascimento. Ela permite ao indivíduo ter alguma consciência da existência e presença de Deus.
A Raaya Meheimna, uma adição posterior ao Zohar por um autor desconhecido, sugere que haja mais duas partes da alma, a chayyah e a yehidah. Gershom Scholem escreve que essas "eram consideradas como representantes dos níveis mais elevados de percepção intuitiva, e estar ao alcance somente de alguns poucos escolhidos".
  • Chayyah - A parte da alma que permite ao homem a percepção da divina força.
  • Yehidah - O mais alto nível da alma, pelo qual o homem pode atingir a união máxima com Deus.é o conceito de Alma.  

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Prisão do Jornalista António Aly Siva

O Jornalista António Aly Silva foi preso na Guine Bissau após denunciar os militares na Guine Bissau pela situação alarmante que se vive no país antes da segunda volta das eleições presidenciais. O jornalista foi preso  após ter publicado o seguinte texto no Blogue Ditadura do Consenso. Aqui coloco o texto publicado pelo Jornalista.
 
"Mais de um milhão de guineenses estão reféns de militares... guineenses. Temos sido sacudidos e violentados, usurpam" e tolhem-nos os nossos direitos, até o mais básico. Até quando mais a comunidade internacional vai tolerar que gente medíocre - alguma classe política, e militar faça refém todo um povo? A história endossará uma boa parte da responsabilidade à comunidade internacional.
Ajudem o povo da Guiné-Bissau; não os abandonem, agora, mais do que nunca. Tiveram todos os sinais de que uma insurreição era possível, ainda que desnecessária. Nada justifica o levantar das armas, é intolerável o disparo de armas pesadas numa cidade com mais de quatrocentas mil pessoas. É criminoso, acima de tudo. Tiveram tudo para estancar a hemorragia e a orgia de violência. Sabem há muito que este é um país que nasceu, cresceu e vive sob laivos de militarismo.
Agora, tudo está calmo. Não há tiros, nem feridos nas urgências e menos ainda corpos na morgue resultado de mais uma brutalidade da canalha. Não se sabe quem morreu - espero e desejo que ninguém tenha sido morto. Um país é o último, e único, refúgio seguro para o seu povo. Foi traumatizante ver mulheres e crianças a chorar; é triste ver homens e jovens a fugir de homens e jovens como eles. É desolador. Estou abatido, e, sobretudo cansado. Não tenho sequer forças para gritar.
Olho e registo tudo. Depois escrevo, na certeza de que alguém me vai ler e comungar dos mesmos sentimentos. O meu blogue, hoje, foi já acessado por mais de 50 mil pessoas. Ficará para a estatística. Teria preferido uma visita por dia, a ter de suportar cem mil pares de olhos tristes e enevoados: estão a matar-nos, estão a destruir as famílias, a tornar as crianças violentas.
O pior da Guiné-Bissau, meus caros...é o guineense!"

Uso o meu Blogue como forma de denunciar esta arbitrariedade contra a liberdade de expressão. 

A Cidade Eterna I

Roma é de facto uma das cidades da minha vida. Sou completamente apaixonado por algumas Igrejas desta cidade. Roma consegue despertar em mim uma enorme espiritualidade. Claro que como católico praticante este gosto por igrejas é claramente suspeito. Mas o que é um facto é que algumas dessas igrejas fazem me chorar de jubilo. Depois também sou  um apaixonado por arte e algumas dessas igrejas são verdadeiras obras de arte.
A Basílica de São Pedro é uma das minhas Igrejas preferidas. Mas o motivo por essa preferência não se deve ao facto de ser lugar onde se situa o sepulcro do apostolo São Pedro, a verdadeira causa está por um lado na Pietá de Miguel Ângelo que me provoca sempre uma vontade de chorar. Por último é o Baldaquino barroco de Bernini. situado no centro da igreja, com uma altura de 29 m sobre o altar-mor, é uma obra de arte extraordinária. O altar que só é usado pelo papa ergue-se no local exacto do sepulcro do apostolo e foi feito em bronze retirado do Panteão.
Depois temos a Capela Sistina que foi concluída em 1484, sob a supervisão do papa Sisto IV, e desde do século XVI  que é utilizado para o conclave que elege o Sumo Pontífice. Os meus Frescos preferidos são Deus separando a Luz das trevas; a Tentação de Cristo e o Juízo Final que provocou um enorme escândalo  na época devido a enorme quantidade de corpos despidos. Mas Miguel Ângelo com este trabalho fabuloso ficará para sempre ligado esta capela. Alias a maioria das pessoas que visitam a capela é para ver a referida obra de arte .
Uma das minhas Igrejas preferidas de Roma é Il Gesù que foi a primeira a ser construída pelos Jesuítas na cidade. A abóbada  da Igreja é magnifica. foi realizada por Il Baciccia, os espaços bidimensionais e tridimensionais fundem-se, e as figuras parecem chegar ao céu. Outra verdadeira obra de arte é o túmulo de São Inácio de Loiola fundador da referida ordem. O túmulo é feito em Mármore e bronze, e com colunas incrustadas em lápis-lazúli. Por último umas das minhas igrejas que vou fazer referencia no meu texto de hoje é San Francesco a Ripa. Esta igreja do século XVIII, situada no local onde São Francisco de Assis viveu na sua estadia em Roma. Eu identificou-me imenso com os ideias deste enorme santo que viveu de uma forma humilde e trabalhando em prol dos pobres e oprimidos. Por último tenho a referir que não são só os monumentos religiosos que fazem da Cidade Eterna umas das minhas cidades. Sou verdadeiramente apaixonado pelas suas fontes nomeadamente a de Trevi que foi completada por Nicolò Salvi, em 1735 durante o papado de Clemente XII. O nome refere os três caminhos que aqui convergiam. Amo a tradição, de se ter de atirar uma primeira moeda de costas para fonte, por cima do ombro para garantir o seu regresso a Roma e uma segunda para encontrar o amor em Itália. Também sou apreciador de alguns Obeliscos que existem na cidade. O meu preferido  chama-se  Elefantino. Este obelisco de granito vermelho é o mais pequeno de Roma. O elefante de mármore branco que o parece transportar foi esculpido por Ercole  Ferrata, segundo um desenho do famoso Berlini. O paquiderme simboliza as virtudes que servem de fundamento a fé cristã.  Noutros dias continuarei a falar da cidade eterna e dos seus imensos encantos.

A Foto que aparece no Texto é da Igreja Il Gesù. 





            

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Eleições Francesas II

Tal como tinha Prometido no anterior texto sobre as eleições francesas, vou continuar a apresentar os restantes candidatos a Presidência do país.
François Bayrou é líder do Movimento Democrático. Foi Ministro da Educação entre 1993 e 1997. Em termos políticos define-se numa entrevista ao Jornal New York Times como um homem da  Terceira Via ou seja como Clintoniano. É europeista defende um reforço da França no processo europeu. Membro do Parlamento Europeu entre 1999-2002. Membro da Assembleia nacional de 1986 até actualidade. Presidente do Conselho Geral da região do Pirenéus Atlânticos entre 1992 e 2001.  Finalmente foi Conselheiro Municipal de Pau entre 1983 e 1993 e novamente desde 2008.
Jean Luc Mélenchon é o candidato da Frente de Esquerda. Abandonou  o partido socialista em  2008.  Foi ministro da educação entre 2000 e 2002. Membro do Parlamento europeu desde 2009. Foi senador por Essanne entre 1986 e 2000. Foi vice-Presidente do Conselho Geral de Essonne entre 1998até 2000. Conselheiro Geral de Essonne entre 1985 e 1992. Vice Presidente da Câmara Municipal de Massy entre 1983 e 1995. Conselheiro Municipal da mesma cidade entre 1983 e 2001.
Marine Le Pen filha do histórico líder da Frente Nacional Jean  Marie Le Pen . É Presidente do partido
desde de 2011. Foi Conselheira Regional de Nord-Pas-de Calais entre 1998 e 2004. Conselheira
Regional de ile- de - France entre 2004 e 2010. Membro do Parlamento Europeu desde 2004.
Conselheira Municipal Hénin - Beaumont entre 2008- 2011.         



     

A revolução sem Líder

A revolução sem Líder, é o titulo do livro do diplomata britânico que estou lendo neste momento. é um livro que me está fazer  reflectir sobre a politica e os paradigmas sobre as relações internacionais. O Autor do Livro chama-se Carne Ross era um diplomata britânico que trabalhava com questões altamente pertinentes na actualidade como as questões de terrorismo, Afeganistão e alterações climáticas. Em 2003 foi um dos dois diplomatas britânicos que se demitiram durante a guerra do Iraque. É comentador da CNN, BBC e Al Jazeera. também escreve para o jornal Guardian. Fundou a Independent Diplomat que é um grupo de consultoria que trabalha com países democráticos e grupos políticos mundiais.
A revolução sem líder é uma lufada de ar fresco que explica o porque que as instituições governamentais são inadequadas para resolver muitos dos problemas actuais que afectam a humanidade. O autor apresenta uma serie de passos que cada um de nos pode fazer para resolver os problemas mundiais. Ao darmos esses passos, estaremos não só a reclamar o controlo que perdemos mas também a noção de comunidade. Este livro resgata a esperança de uma ordem melhor, mais justa e equilibrada está ao nosso alcance.
o Jornal Guardian define o livro "Uma critica séria e idealista ao estado da política mundial e ao abismo que cresce entre os que detêm o poder e os que não o têm.".
O escritor John le Carré define como "Tão corajoso, tão cheio de verdades incontestáveis e convicções  arrebatadoras que devia ser lido por diplomatas, políticos e cidadãos com coragem".               

           .

Rick Santorum desiste da sua candidatura a Presidencia dos EUA.

A luta no partido republicano ficou muito facilitado com a desistência do referido candidato. O candidato Mitt Romney ficou com a sua vitoria praticamente assegurada. A desistência deve-se ao problema de saúde da filha mais nova do candidato.
Antes da desistência o resultado nas primarias estavam extremamente renhidas entre os dois candidatos. Mitt Romney tem 577 delegados eleitos para convenção do partido, Rick santorum tinha 221 delegados, o candidato Newt Gingrich tem 124 delegados eleitos e por último Ron Paul tem 61 delegados.
Eu pessoalmente estou curioso, para ver  se a ala mais conservadora do partido sempre vai transferir o seu voto para o Candidato Newt Gingrich talvez a sim o candidato possa ter hipóteses contra o Mitt Romney. As próximas primarias vão acontecer no dia 24 de Abril nos estados de Connecticut onde estão em disputa 28 delegados, no Daleware onde estão em causa 17 delegados e por último temos o Estado de Nova Iorque que contribui com 95 delegados.    

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A Páscoa Judaica

A Páscoa -Pessah é para o povo judaico, uma das celebrações mais importantes do seu calendário religioso. Esta festa celebra a libertação do povo judeu da escravatura no Egipto. A Pascoa é uma festa que dura sete dias em Israel e oito na Diáspora. Em Israel no primeiro e no último dia não é permitido nenhum tipo de trabalho. Na Diáspora é no primeiro e nos dois últimos.
Os rituais associados a este festival estão cheios de simbolismo, incluindo a refeição de Páscoa ou Sederer, que inclui diversos elementos diferentes cada com o seu simbolismo:


  1. Um Ovo cozido simboliza uma vida Nova.
  2. Uma erva amarga, como rábano ou alface romana, simboliza a amargura da escravatura.
  3. Uma costeleta de cordeiro representa o cordeiro sacrificado nos tempos judaicos durante a festa.
  4. Choroset, uma pasta de frutos e nozes que significa a argamassa feita pelos judeus para os palácios egípcios.
  5. A salsa representa a baixeza dos escravos judeus.
  6. O pão Matzah é o pão não levedado simboliza a velocidade a que os judeus saíram do Egipto, sem terem tempo de deixar o pão levedar.
  7. A água salgada para mergulhar ervas amargas representa as lágrimas dos judeus durante a escravatura no Egipto.               

terça-feira, 20 de março de 2012

Eleições Francesas

As Eleições Presidenciais Francesas irão decorrer no Próximo dia 22 de Abril  e a segunda volta está marcada para o dia 6 de Maio.
O Actual presidente, Nicolas Sarkozy  é Advogado de profissão e tem 57 anos. Durante a Presidência de Chirac foi ministro do Interior de 2002 até 2004. Foi durante um curto período de tempo ministro das Finanças (2004). Voltou a ser Ministro  do Interior de 2005 até 2007. Foi Presidente do Conselho Geral do Departamento Francês de Hauts-de-Seine de (2004 até 2007). Foi também perfeito de Neuilly-Sur-Seine, uma das comunas mais ricas de França.
Foi também Ministro do Orçamento no Governo Baldour durante a presidência Mitterrand entre 1988 e 1993.
O principal adversário é o socialista, François Hollande, 58 anos. foi o primeiro Secretário do Partido Socialista Francês desde 1997 até 2008. Foi deputado pela Assembleia Nacional pelo Circulo  eleitoral de corréze desde 2008. ja tinha sido deputado pelo mesmo circulo eleitoral entre 1988 e 1993.  Foi presidente da Câmara de Tulle entre 2001 - 2008.  É Presidente do Conselho Geral do referido departamento. A 16 de Outubro de 2011 foi nomeado pelo Partido socialista e pelo Partido Radical de Esquerda como candidato ao órgão máximo da Nação.

Durante os próximos dias irei falar dos outros candidatos presidenciais, que disputam estas eleições.              

segunda-feira, 19 de março de 2012

La Divina


Maria Callas era fantástica... divina... a sua voz duma beleza comovente. Deixo-vos uma das minhas árias preferidas " la mamma  morta" da opera Andrea Chérnier de  Umberto Giordano. Esta opera descreve o terror do período de  Robespierre. Eu sou apaixonado pelos ideais da liberdade, igualdade e fraternidade saídos da Revolução Francesa. Mas como todas as revoluções existiram excessos que causaram mortes, violência e perseguições entre facções dessa mesma revolução. Como sou cem porcento contra a pena de Morte... fico arrepiado de pensar nos milhares que foram guelhetinados durante este período historico. também fico comovido ao pensar na fabulosa interpretação de um dos meus actores preferidos, Tom Hanks no filme Filadélfia. Onde esta ária foi o momento único e divino do filme. o referido actor mostrou claramente neste filme que é um homem de uma extrema sensibilidade fora do comum.



Para terminar deixo a versão da interpretação do Tom Hanks no já referido filme.


sexta-feira, 16 de março de 2012

A Prisão de George Clooney

O actor e director americano George Clooney pagou fiança e deixou a prisão, após ficar detido durante algumas horas nesta sexta-feira por desobediência civil ao protestar em frente à embaixada do Sudão em Washington (EUA).
 A CNN mostrou imagens do actor sendo algemado ao ser preso, ao lado de seu pai. Ele explicou a um grande número de câmaras de TV que exige que o governo do Sudão autorize à comunidade internacional o envio de ajuda à região "antes de que esta se converta na pior crise humanitária do mundo".
Ontem, Clooney  que é partidário de Barack Obama, esteve na Casa Branca para denunciar a crise humanitária nas regiões fronteiriças entre o Sudão e o Sudão do Sul.
Na noite de quarta-feira (14), ele foi um dos convidados do jantar da Casa Branca em homenagem ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e retornou de uma viagem do Sudão há poucos dias.
 O actor revelou ontem à noite que pediu a Obama que convença a China a unir-se à pressão internacional sobre o governo sudanês com o objectivo de permitir que as forças de socorro entrem na fronteira sul do país, castigada pela fome.
Segundo o actor, o presidente americano se comprometeu a tratar a questão com o presidente chinês, Hu Jintao, em sua próxima reunião bilateral.
Eu  admiro a coragem que algumas figuras publicas internacionais, que lutam por causas humanitárias conseguem colocar na agenda dos medias, conflitos humanitários  que de outra forma não teriam notoriedade, nem sequer seriam  noticia neste mundo cada vez mais insensível.   

quarta-feira, 14 de março de 2012

As Primárias republicanas I

O sistema eleitoral americano é muito peculiar. Porque primeiro existe eleições dentro dos partidos para escolha do candidato a Presidente pelos dois maiores partidos. Neste momento o mundo espera pela escolha do candidato republicano que ira disputar as eleições com o presidente Obama.
Neste Momento temos quatro candidatos em disputa pelo lugar. As eleições primarias ( nalguns Estados realizam-se  os chamados Cáucasos). Onde são eleitos os delegados para convenção do Partido, que se vai realizar em 27 de Agosto em Tampa Florida. Existem Estados onde o vencedor fica com os delegados todos e noutros existe um sistema proporcional em relação a percentagem dos votos obtido por cada candidato.
Neste Momento quem está a Frente da Corrida é  Mitt Romney que venceu em Nova Hampshire. Florida, Nevada, Maine, Arizona, Michigan, Washington, Wyoming, Alasca, Idaho, Massachusetts,Ohio, Vermont, Virgínia, Guam e Marianas do Norte . Depois temos Rick Santorum que venceu em Iowa,Missouri, Colorado, Minnesota, Dakota do Norte, Oklahoma, Tenessi e Cansas. Em terceiro lugar temos o candidato Newt Gingrich que venceu em dois importantes Estados Carolina do Sul e Geórgia. Por último temos o candidato Paul Ron que venceu nas ilhas Virgens, mas que teve alguns resultados bons nalguns estados, ficando em segundo lugar em alguns ( Washington e Nova Hampshire).
A titulo informativo vou fazer um breve apresentação dos candidatos: Mitt Romney, Nasceu em Detroit no Michigan, em 1947 (65 anos). Casado com Ann Romney desde 1969. Licenciado em Inglês Pela Universidade Brigham Young  e tem também um MBA e o curso de Direito pela Universidade de Harvard. É membro da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias ( Mórmon) . Alias foi missionário durante dois anos em França. Fundador da Bain capital ( Sociedade Financeira) detentora de um conjunto de empresas entre elas, a Burger King, Staples, Toys r Us e o Warner Music Group. Tambem foi Presidente da Organização dos Jogos Olímpicos de inverno realizados em Salt Lake City, em 2002.  Foi Governador do Massachusetts de 2003 até 2007.
O candidato Rick Santorum, nasceu em Winchester na Pensilvânia, em 1958 ( 53 Anos). É casado com karen Santorum. Licenciado em Ciência Politica pela Universidade Estadual da Pensilvânia. tem Também um MBA pela Universidade de Pittsburg e um curso de Direito pela mesma universidade onde tirou o seu curso de ciências políticas. É católico. Alias é tido como membro da Opus Dei, inclusive chegou a discursar no centenário do Aniversário de São José Maria Escriva. É Cavaleiro da Ordem de Malta. O terceiro candidato é Newt gingrich, nasceu em Harrisburg na Pensilvânia, em 1943 (68 anos).  Foi Presidente da Câmara dos representantes do Congresso de 1995 até 1999 ( foi um dos lideres da tentativa do processo de Impeachment do Presidente Bill Clinton,  durante caso Lowinski). Foi casado três vezes, sendo a última esposa Calista Bisek Gingrich  ( desde de 2000). É Licenciado em Historia pela Universidade Emory e tem um mestrado e um Doutoramento em Historia Moderna Europeia pela Universidade de Tulane. Foi educado na fé Luterana mas durante o liceu começa frequentar um igreja Baptista. Em 2009 converte-se em Católico por influência da sua Mulher. Por último temos Ron Paul , que nasceu em Pittsburg na Pensilvânia em 1935 ( 76 anos), casado com Carol Wells Paul. Licenciado em Biologia pelo Gettysburg College e em Medicina pela Universidade de Duke ( especialista em obstetrícia e Ginecologia) É baptista . É congressista pelo Texas na Câmara dos Representantes.                                    

segunda-feira, 12 de março de 2012

A Mistica Índia

Eu sempre senti uma grande atracção por este fantástico país. A sua religiosidade é algo comovente. Os seus templos, o Ioga, a meditação sempre me deixam emocionado.
Esta Terra é o berço de grandes correntes filosóficas e religiosas. Entre elas o Hinduísmo com a sua diversidade de divindades, o seu sistema de Castas e a crença na reencarnação. A vida é um eterno retorno , que gravita em ciclos concêntricos terminando no céu centro, coisa que os iluminados atingem. Os percalços do caminho não são motivo de raiva , assim como os erros não são uma questão de pecado , mas sim uma questão de imaturidade da alma.. O ciclo completo da vida deve ser percorrido e a posição da pessoa em cada vida é transitória. Essa hierarquia implica em que quanto mais alto se chega na escala maiores são as obrigações. A roda da vida cobra mais de quem é mais capaz. Um Brâmane, por exemplo, que é da casta superior, dos filósofos e educadores, tem uma vida dedicada aos estudos e tem obrigações com a sociedade. As outras castas são: Kshatriya, administradores e soldados, Vaishya , comerciantes e pastores e Sudras , artesãos e trabalhadores braçais. Antigamente esse sistema de castas era seguido como lei, mas depois que Mahatma Gandhi, o grande personagem da libertação da India, contestou isso em nome dos direitos humanos, hoje na India a mobilidade social já se faz presente.
     O Budismo também se faz presente, já que a Índia é a terra onde nasceu Buda, e onde tudo começou. No tempo do Imperador Ashok, o grande rei unificador da Nação indiana, a maior parte se converteu ao Budismo, que alguns chamam de filosofia e não religião, pois não existe adoração a Deus e o ser humano é levado a conquistar a paz interior pelo caminho do meio, ou seja, o equilíbrio. O sofrimento é causado pelo desejo e a prática da meditação é usada para aquietar a mente e procurar atingir o Nirvana, o estado de perfeita paz.
   O Sikhismo, é uma religião baseada em valores universais : amor, liberdade, dignidade, tolerância, harmonia, amizade, realização pessoal , auto confiança, serviço, caridade e sacrifício. Para um Sikh a geração de riqueza não é irreligioso, se for em benefício da sociedade e não apenas para si próprio. È uma fé baseada na realização de Deus dentro de cada um neste mundo e não depois da morte. O seu fundador é o Guru Nanak esta religião surgiu durante o século XV. Período marcado pela violência entre muçulmanos e hindus.
 
A principal mensagem dessa cultura é a aquisição de conhecimento e a remoção da ignorância. Enquanto a ignorância é como a escuridão, o conhecimento é como a luz.
A lamparina, chamada de deepak tem muita importância como símbolo pois, tradicionalmente feita de cerâmica, representa o corpo humano porque assim como o barro, também viemos da terra. O óleo é queimado nela como um símbolo do poder da vida. Uma simples lamparina quando imbuída desta simbologia chama-se deepak e nos dá a mensagem de que toda e qualquer pessoa no mundo deve remover a escuridão da ignorância fazendo o seu próprio trabalho.Nos templos, sempre se oferece uma chama, significando que tudo que fizermos é para agradar a Deus.
Outro símbolo que causa curiosidade para os ocidentais é o Om, que representa o poder de Deus, pois é o som da criação, o princípio universal, entoado começando todos os mantras. Diz-se que os primeiros yoguis o ouviram em meditação, e esse som permeia o cosmos. É o número um do alfabeto, é o zero que dá valor aos números, é o som da meditação.
A flor de lótus, presente em muitas imagens, devido ao fato de crescer na água pantanosa e não ser afectada por ela representa que devemos ficar acima do mundo material apesar de viver nele. As centenas de pétalas do lótus representam a cultura da "unidade na diversidade".
A suástica, que causa estranheza quando é vista, pois para o ocidente é relacionada com o nazismo, é na verdade um símbolo de auspiciosidade, bem estar e prosperidade.Acima de tudo é uma bênção.
As divindades, com seus muitos braços, cada um deles carregando objectos ou armas, símbolos em si, como o lotus, livro, indicam as direcções, a maioria representa os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Qualquer poder do espírito supremo é chamado deus ou deusa, apesar de Deus ser Uno e Absoluto. Por isso são tantos, pois são muitas as manifestações de Deus.

  Divindade Hindu: Ganesh .   



Para Terminar  deixo expresso o meu enorme desejo de conhecer este país que é uma nação de extremos quer socialmente, quer do ponto de vista económico.   


sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia da Mulher


Mais um ano se celebrou o dia da Internacional da Mulher. Infelizmente tal como muitas efemeridades o seu significado encontra-se muitas vezes deturpado.  
Esta celebração teve a sua origem no inicio do Século XX no contexto da Segunda revolução Industrial e da primeira Guerra Mundial.
O Primeiro dia Internacional da mulher foi celebrado  nos Estados Unidos no dia 28 de Fevereiro de 1909, por iniciativa do Partido do Socialista americano.
Em 1910 realizou-se a primeira conferencia  internacional da Mulher em Copenhaga dirigida pela Internacional Socialista foi adoptada a proposta da Socialista Alemã  Clara Zetkin da criação do Dia internacional da Mulher, embora nenhuma data tivesse sido mencionada.
Em 8 de Março de  1917, ocorreu na Rússia uma greve das operárias têxteis contra a fome, contra o Czar Nicolau II e contra a participação do País na Primeira Guerra Mundial. Este dia foi instrumentalizado pelo Partido Comunista  durante o período soviético inclusive ainda hoje é feriado na Rússia, Bielorrússia, Moldávia, Macedónia e Ucrânia.
No ocidente este dia  foi celebrado durante a década de 10 e 20. Posteriormente a data caiu no esquecimento  e  só foi recuperada pelo movimento feminista na década de 60. Este dia foi finalmente adoptado pelas Nações Unidas em 1977.
Hoje continua a ser pertinente a celebração, pois continua a existir imensas descriminações contra as mulheres quer ao nível laboral, social, político e familiar. Por exemplo, há países onde a Mulher não pode votar nem tão pouco  conduzir um simples veículo.    
Para terminar deixo a titulo de reflexão  o  poema do poeta Brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902- 1987) - Familia:
 Três meninos e duas meninas,
sendo uma ainda de colo.
A cozinheira preta, a copeira mulata,
o papagaio, o gato, o cachorro,
as galinhas gordas no palmo de horta
e a mulher que trata de tudo.

A espreguiçadeira, a cama, a gangorra,
o cigarro, o trabalho, a reza,
a goiabada na sobremesa de domingo,
o palito nos dentes contentes,
o gramofone rouco toda a noite
e a mulher que trata de tudo.

O agiota, o leiteiro, o turco,
o médico uma vez por mês,
o bilhete todas as semanas
branco! Mas a esperança sempre verde.
A mulher que trata de tudo
e a felicidade.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Amazing Grace

Este Hino é um dos meus preferidos, foi usado na luta conta a escravatura. Composto por John Newton no Século XVIII. A sua letra é tão actual num mundo cheio de injustiças e misérias. Mas eu acredito, que  é preciso continuar a lutar por um Mundo melhor.



 
Amazing grace, how sweet the sound
That sav’d a wretch like me!
I once was lost, but now am found,
Was blind, but now I see.
’Twas grace that taught my heart to fear,
And grace my fears reliev’d;
How precious did that grace appear,
The hour I first believ’d!
Thro’ many dangers, toils and snares,
I have already come;
’Tis grace has brought me safe thus far,
And grace will lead me home.
The Lord has promis’d good to me,
His word my hope secures;
He will my shield and portion be,
As long as life endures.
Yes, when this flesh and heart shall fail,
And mortal life shall cease;
I shall possess, within the veil,
A life of joy and peace.
The earth shall soon dissolve like snow,
The sun forbear to shine;
But God, who call’d me here below,
Will be forever mine.
John New­ton

domingo, 4 de março de 2012

Marcha


Num momento em que a violência reina fracturando  uma sociedade auto mutilada, submergida numa dor histórica, apelo a uma figura histórica cujo vulto passou a fazer parte do imaginário humanista:  Silhueta frágil de branco vestida; jejua como forma de luta contra a opressão do seu povo; o Mahatma Gandhi inicia uma luta para independência, com a arma da anti-violencia. Onde ele afirma claramente:  " só podemos vencer o adversário com amor, nunca com o ódio."
Ele também alega: quem não consegue governar-se si próprio não consegue governar os outros. Essa ideia é reforçada pela seguinte citação " Não é possível libertar um povo, sem antes, livrar-se da escravidão de si mesmo. Sem esta qualquer outra será insignificante, efémera e ilusória, quando não um retrocesso. Cada pessoa tem sua caminhada própria. Faça o melhor que puder.  Seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção do seu esforço.  Compreenda que, se não veio,  cumpre a você ( a mim e a todos) modificar as suas (nossas) técnicas, visões , verdades  etc. A nossa caminhada somente termina no túmulo. Ou até mesmo no além... “Segue a essência de quem teve sucesso em vencer um império...”.
"Creio que a não Violência é infinitamente superior à violência, e que o perdão é bem mais viril que o castigo..."   Quanto sofrimento, quanta guerra, quantos genocídios, quanta fome e miséria seriam poupados, se os líderes do mundo seguissem o seu exemplo.
Insisto em recordar a Gandhi , insisto em colocar a sua figura uma vez mais no patamar do século XXI.  

sábado, 3 de março de 2012

O Czar Putin

As eleições presidenciais Russas,  vão se realizar no Domingo e  mais uma vez as sondagens dão como garantida a eleição de Putin, com um resultado entre 60% e 70%. O curioso é o facto do actual presidente Medved que ainda podia ser reeleito presidente não ser candidato. Alias os especialistas em politica internacional, sabem que o actual presidente, apenas foi candidato em 2008, porque anterior detentor do cargo (Putin) estava impedido constitucionalmente de ser candidato. Mas Putin continuou mandar na Rússia como Primeiro-Ministro. Alias o actual presidente voltará após as eleições, a ser Primeiro Ministro e assim estes dois homens controlam uma das maiores potencias mundiais alternando no poder. Formalmente a Rússia, é uma democracia pois as eleições são livremente disputadas pois para além do já falado candidato que representa o Partido Rússia unida; depois temos o candidato do Partido Comunista da Rússia (Gennady Zyuganov); o terceiro candidato representa o partido Rússia Justa (Sergey Mironov); o quarto representa o Partido Liberal Democrata da Rússia (Vladimir Zhirinov);e por ultimo temos um candidato independente (Mikahail Prokhorov). A Rússia não é uma verdadeira democracia,  num país onde não existe liberdade de imprensa, não pode ser considerada como tal. Sempre que algum jornalista tenta investigar os negócios sujos das oligarquias altamente corruptas, facilmente são assassinados. Para além  disso o Czar Putin, não se livra de suspeitas algo macabras, que o envolvem. Um exemplo disso: a suspeita do envenenamento do antigo presidente ucraniano Viktor Yuschenko (candidato extremamente europeísta que defendia a entrada do país na NATO e  na UE) politica essa que punha em causa os interesses russos.
A OSCE e Conselho da Europa tem feito criticas as eleições disputadas na Rússia durante o "reinado"  de Putin.
O "Putinismo" é o termo utilizado por jornais ocidentais e pelos analistas russos para "diabolizarem" o referido politico.Esta política é caracterizada,  por alguns elementos de liberalismo económico, falta de transparência na governação, nepotismo e corrupção generalizada.Durante este período  também foi registado um crescimento económico elevado e isso permitiu que os índices de pobreza na Rússia fossem reduzidos para mais de metade.  Ao mesmo tempo também ocorreu a destruição da já referida liberdade dos medias, ameaças a sociedade civil e uma corrupção generalizada do sistema de justiça.