segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Futuro do Poder

O futuro do poder é o titulo do livro do autor Joseph S. Nye Júnior.  É professor universitário laureado com vasta experiência governamental. Explica as mudanças, as inovações, as tecnologias e as novas relações que estão a definir o poder do século XXI. Mostra-nos como os recursos de poder se estão a adaptar à era digital e de forma as estratégias inteligentes têm de incluir muito mais do que simples poderio militar de uma nação. Visto que as informações outrora reservadas aos governos estão dispor de todos através da Internet, o poder está também na mãos de intervenientes não governamentais, permitindo-lhe  lançar ciberataques a partir de casa e criar ameaças à segurança sentidas um pouco por todo mundo.
Claro que a cibernética também criou uma nova fronteira de poder entre estados, cheia de oportunidades para outros países. No inicio deste novo século a América detinha cerca de um quarto da riqueza mundial, mas apenas 5% da população do mundo. Porém, a China, o Brasil, a Índia e outros países têm vindo a aumentar a sua quota-parte desses recursos de poder mundiais. O impacto da Internet sobre a natureza do poder é algo que preocupa as nações de todo mundo. Ao debater o que significa o poder no século XXI, este livro ajuda a iluminar a estrada que temos pela frente. termino com uma citação do autor no referido livro " As reduzidas limitações à estrada contribuem para a difusão de poder no Ciberdomínio. É mais barato e mais rápido mover electrões pelo globo do que deslocar navios grandes por grandes distâncias através da fricção da água salgada".
Se pretende compreender o que se passa no mundo no presente século este é o melhor livro que poderá encontrar. É notável a forma como questiona a ideia de que a América está em declínio acelerado.           

Sem comentários:

Enviar um comentário